SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Lácteos/AR – Com informações do Painel de indústrias lácteas estabelecido pela Resolução 230/16, o Observatório da Cadeia Láctea da Argentina (OCLA) divulgou os dados sobre o setor lácteo da Argentina.
Os valores são expressos em toneladas e mil litros, dependendo do tipo de produto.
Vendas de produtos lácteos no Mercado Interno
Houve redução de 7,5% em litros equivalentes leite vendidos no mercado interno de janeiro a agosto de 2019, em relação ao mesmo período de 2018.
Balanço Lácteo
O consumo total é a soma dos estoques iniciais, a produção e as importações, menos as exportações e o estoque final.
Consumo per capita = consumo total/população total estimada
Evolução histórica do consumo per capita.
O consumo per capita anualizado com base nos dados de agosto, chega a 180 litros por habitante/ano, o que representa queda de 5,4% em relação ao ano anterior.
Como já informado anteriormente, a queda do consumo, além de ser quantitativa, é também qualitativa, já que os produtos com maior valor agregado são os que apresentam maiores quedas percentuais de consumo: iogurtes, sobremesas, leites aromatizados, leites não refrigerados, queijos processados, pastas e leite em pó desnatado.
O consumo de produtos básicos como leite refrigerado, queijos pastosos, semiduros, creme e doce de leite, tem se mantido praticamente estáveis.
Por outro lado, o nível de consumo da Argentina, apesar da baixa atual, continua sendo um dos mais elevados da América Latina, junto com o Uruguai, mesmo com a persistente deterioração dos salários reais da Argentina.
O gráfico a seguir foi elaborado utilizando como base o preço do litro equivalente leite ao consumidor final.