SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Preços/gDT – Os preços do leite em pó integral (WMP) caiu 6,2% no último GDT, o primeiro realizado depois da escalada do surto de coronavírus na China, e que provocou volatilidade nos mercados em todo o mundo.
A cotação do WMP – que é o principal indicador do preço ao produtor da Fonterra – caiu para US$ 3.039/tonelada – o menor valor desde agosto do ano passado.
O Índice GDT caiu 4,7% em relação ao último resultado de janeiro.
Entre os outros produtos de referência da Fonterra, o leite em pó desnatado (SMP) caiu 4,2% ficando em US$ 2.907/tonelada.
A analista do setor lácteo da bolsa de valores da Nova Zelândia (NZX), Amy Castleton disse que a queda nos preços da manteiga anidra de leite acompanhou a mesma percepção em relação aos preços do WMP, as duas principais commodities ofertadas pela Nova Zelândia.
“O mercado sentiu que o coronavírus e as práticas associadas à prevenção suspenderam os negócios com a China”, disse Castleton.
“Dado que a China é o principal destino dos produtos da Nova Zelândia, o impacto em nossa economia será muito intenso”, completou.
Os preços do WMP caíram em todos os períodos.
Perto de todo o WMP foi vendido. O Norte da Ásia – incluindo a China – comprarem menos leite em pó do que no evento anterior, mas, também o volume oferecido foi menor, disse a analista do NZX Dairy.
Os produtos que não são referência tiveram melhor desempenho no leilão.
Até o momento o coronavírus já matou 563 pessoas e infectou mais de 28.000 – principalmente na China – fazendo cair o preço do petróleo e desestabilizando o mercado de commodities e de ações em todo o mundo.
As cotações do WMP vinham firmes desde o segundo semestre de 2019, fora um pequeno recuo em dezembro.
O maior exportador da Nova Zelândia, a Fonterra, disse na última semana que o surto não havia afetado seus negócios, mas, que a situação da China estava sendo monitorada de perto.
O surto ocorreu no momento em que o ambiente parecia favorável para os lácteos, com produção limitada na Nova Zelândia e em regiões importantes no cenário internacional, o que vinha sustentando os preços.
Para os exportadores também estava favorável o dólar neozelandês.
A previsão da cooperativa para o preço do leite na temporada 2019/2020 é na faixa de NZ$ 7,00-NZ$ 7,60/kgMS, e ponto médio NZ$ 7,30/kgMS, confortavelmente acima do ponto de equilíbrio da DairyNZ de NZ$ 5,95/kgMS.
O economista do banco ASB, Nathan Penny, observa que os detalhes do leilão apontam para um impacto de curta duração. Penny projetou o preço do leite em NZ$ 7,50/kgMS, caso as atividades chinesas de compras se mantivessem em níveis similares aos leilões passados. Além disso, três produtos realmente subiram, e a queda de 4,7% foi moderada. “Esses sinais corroboram com nossa visão central de que o impacto do coronavírus nos mercados e nas cotações dos produtos lácteos será modesto e de curta duração”, afirmou ele.
“Em outras palavras, esperamos que em pouco tempo os fundamentos do mercado se reafirmem como o principal fator de preços”, explicou.
É preciso lembrar também que uma possibilidade de seca mais abrangente em toda Nova Zelândia tem a capacidade de alterar a tendência dos preços para a direção contrária.