SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Lácteos/EUA – Desde o “leite” de caju ao de banana, parece que as alternativas ao leite estão surgindo de forma inimaginável nos últimos anos. E o leite convencional sentiu a concorrência.
De acordo com a empresa de pesquisa IRI, sediada em Chicago, as vendas de lácteos caíram 0,4% nas últimas 52 semanas, período encerrado em 1º de dezembro de 2019.
Resultados completos
Em 2018, as vendas de todas as subcategorias dos lácteos estavam caindo. Um ano depois, o quadro é um pouco mais positivo. Enquanto as vendas totais fecharam em queda, o leite integral refrigerado voltou a mostrar dinamismo. A subcategoria foi a única a apresentar resultados positivos: subiu 2,7% em valores (US$ 4.898,2 milhões) e 0,5% em volume (1.703,8 milhões).
De fato, quatro das 10 marcas principais, obtiveram ganhos de dois dígitos. O vencedor foi a Cream O Land (Cream-O-Land Dairy), com o impressionante crescimento de 122,4% nas vendas em dólares e 117,5% das vendas em volume. A Fairlife (Fairlife LLC) revigorou. O leite ultrafiltrado obteve índices de 32,1% e 31,6% em dólares e volumes, respectivamente. Outro destaque foi a Hood Lactaid (HP Hood Inc.) com crescimento de 11,6% nas vendas em dólares e 9,5% em unidades. Mas, duas das principais marcas de leite integral tiveram declínio, incluindo a Dean Foods – DairyPure, com quedas de 1,6% em dólares, e declínio de 4,6% em unidades. A Prairie Farms (Prairie Farms Dairy) também teve perdas de 0,2% no faturamento e 1,2% em unidades vendidas.
O leite desnatado continua em queda
O leite refrigerado da subcategoria desnatado, ou baixo teor de gordura, continua preocupando. As vendas no varejo caíram 3,9% em valores, e 5,7% em volume. Algumas das dez principais marcas resistiram à tendência de queda. A Fairlife voltou a liderar a categoria, com crescimento de 25,4% nas vendas em dólares e um salto de 25,7% em unidades. A Kemp Select (Kemps LLC) registrou ganhos de 5,4% e 4,7% em dólar e unidades, respectivamente. A Hood Lactaid também apresentou crescimento de 3,6% no faturamento e 1,2% em unidades.
As outras importantes marcas perderam. A DairyPure perdeu 10,6% em valores e 12,8% em unidades vendidas. A Organic Valley também enfrentou dificuldades, com quedas de 7,9% e 6,1%, nas vendas em valores e volumes, respectivamente.
Ligeiro declínio no leite aromatizado
A subcategoria de leites aromatizados perdeu 0,4% em valores de vendas, e diminuíram 2,9% em unidades. A Fairlife também teve bom desempenho nessa categoria, crescendo 17% em faturamento e 16,2% nas unidades vendidas. Outros desempenhos positivos foram a Borden Dairy Co e a Hood (HP Hood Inc.).
A Dean Food teve dificuldades nessa categoria também. A TruMoo perdeu 13,6% em faturamento e 15,7% em unidades vendidas.
Outra perda significativa foi da marca Darigold, que teve queda de 8,5% em dólares e 10,3% em unidades vendidas.