SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Vendas online - Sem dúvida, o isolamento social causado pela pandemia acelerou a venda e o consumo dos produtos nos canais digitais, revelando um novo modelo de consumo. E as empresas que operavam apenas no offline tiveram que se reinventar e migrar para as plataformas online para sobreviver.
Em compensação, para quem já estava no e-commerce, o momento foi de posicionamento e aumento expressivo nas vendas. Um exemplo é o supermercadista Grupo Koch, que tem os produtos do varejo à venda no site do SuperKoch. Os números das vendas já registram um aumento de 200%.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico mensalmente, durante o período da quarentena. O levantamento indicou inclusive que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e que os setores em alta são os da moda, alimentos e serviços. No caso dos supermercados, as vendas online cresceram 38,92%.
Segundo o gerente de marketing do Grupo Koch, Jeralci Barcellos, além do aumento de 200% nas vendas por e-commerce, desde o início da pandemia, 70% dos clientes compraram nesses sites mais de uma vez. “Nós já estávamos prontos no canal de vendas online. Com a chegada da pandemia tivemos esse aumento e aplicamos melhorias, conforme as demandas iam surgindo. Tivemos, por exemplo, a adaptação da ferramenta de compra para o atendimento em multilojas, como fizemos recentemente com a loja de Itajaí”, detalha Barcellos.
Atualmente, o serviço de compras online e entrega domiciliar está disponível para os clientes das cidades de Tijucas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, todas em Santa Catarina. Mas o Grupo está trabalhando na expansão deste serviço e em breve pretende liberá-lo para as unidades de Navegantes e Penha. “Em Itajaí, a cidade mais recente habilitada, tínhamos inclusive uma demanda inicial prevista que já dobrou”, completa Barcellos.
Dica para os supermercadistas
O principal benefício de fazer as compras pelo site é a segurança e a praticidade de não precisar sair de casa durante a pandemia, mas é preciso garantir que os produtos sejam bem selecionados, conforme as solicitações do cliente. “O envio de carnes é de acordo com o corte que o cliente pede, os hortifrutis são selecionados, a entrega é feita na porta, com a opção de não ter contato próximo com o entregador, e as promoções são exclusivas, com opções de parcelamento e frete grátis, na primeira compra e naquelas acima de R$ 350”, explica Barcellos.