SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
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ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Consumidor - Antes da pandemia, estudos revelavam que o consumidor já vinha adquirindo o hábito de consultar as informações e preços de um determinado produto na internet, antes de compra-lo na loja física. Mas agora, depois de alguns meses e adaptações durante o "novo normal", ele quer mais, e a tendência é de que não abra mão do seu poder de escolha entre os dois canais, dependendo da conveniência.
Uma prova disso é o resultado da pesquisa "O Caminho para a Retomada: os Picos de Venda para 2020 Repensados", realizada pela Rakuten Advertising, que revela que 58% das oito mil pessoas entrevistadas nos meses de junho e julho, preferem as soluções multicanais, que aliam a comodidade do e-commerce com o atendimento e a relação com o produto no ambiente físico, conhecido como pick up from store (retirar na loja).
Ou seja, o brasileiro continua preservando a sua forte relação com as lojas físicas, sem abrir mão de todos os recursos que os canais online podem oferecer. "A pandemia mudou rapidamente os hábitos de consumo. Além de comprar mais de forma digital - devido ao isolamento social - as prioridades do consumidor mudaram um pouco: a história das marcas; qual o seu impacto no mundo, tanto econômico quanto ambiental, e até o seu posicionamento político são considerados importantes na hora da escolha dos produtos. Não esqueça que o digital também facilita as pesquisas desse consumidor", aponta Tânia Gomes Luz, conselheira e estrategista de branding e digital, founder da GirlBoss.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 70% dos brasileiros passaram a comprar com mais frequência pela internet, por causa da Covid-19, e 50% dos consumidores em todo o mundo estão dando preferência para as empresas locais, durante essa pandemia.
"Muitas pessoas falam sobre a ‘morte’ da loja física, mas isso não vai acontecer porque ela terá outra finalidade para o consumidor. Ele pode comprar no e-commerce e optar por retirar na loja. Vale ressaltar também que o espaço físico pode ser um ponto de contato e experiência da marca com o cliente, gerando confiança, credibilidade e empatia para ambos”, destaca José Augusto, diretor da La femme, marca de calçados femininos.
De uma forma ou de outra, o fato é que a tendência para os próximos meses é de que o shopper opte cada vez mais pelo omnichannel e acompanhe, mais de perto, todas as opções que os canais online e offline pretendem oferecer.