TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

banner1794x230
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Selectus: 6060

Os ingrediente lácteos tornam a nutrição personalizada

ESPECIAIS

25 Jan 2021
Fonte: Dairy Reporter – Tradução livre: Terra Viva / Foto de capa: CC BY-SA 2.0

Nutrição personalizada – Pesquisa com consumidores observam o crescimento do mercado de nutrição personalizada. O setor lácteo está perfeitamente posicionado para ocupar espaço – com a combinação de ingredientes inovadores e comunicação clara.

As compras semanais podem ser complicadas quando o foco é adquirir alimentos para atender as necessidades nutricionais de cada membro da família. Esta é a tendência dos consumidores de acordo com a Innova. A especialista em análise de mercado identificou “Adaptar para Ajustar” como a tendência principal para 2021 – e é um convite aberto para inovação em laticínios.

Muitos consumidores têm a percepção de que os produtos lácteos frescos são saudáveis, dando às indústrias de laticínios um ponto de partida privilegiado para aproveitar a oportunidade de ocupar o mercado da nutrição personalizada. A chave será incluir ingredientes nutritivos em produtos convenientes com alto apelo e informações claras na embalagem. Mais importante ainda será a identificação das necessidades, crenças e estilos de vida do público alvo.

Compreensão sobre as motivações das compras

Para obter percepções mais detalhadas sobre as expectativas dos consumidores, uma pesquisa da DuPont Nutrition & Biosciences pesquisou como certos grupos-alvo – millennials, famílias e idosos – percebem a categoria de iogurte em particular.

Os entrevistados na França, Alemanha e Rússia responderam a perguntas sobre quais aspectos são levados em consideração no momento de comprar iogurte. Embora as respostas tenham sido mais ou menos semelhantes nos diversos países, as diferenças entre os grupos ficaram mais claras: “mostrou que a percepção de um produto saudável é o aspecto mais importante para famílias e idosos. Existindo entre os idosos maior interesse em relação às propriedades funcionais que ajudam na digestão, imunidade e controle de peso. De outro lado, tanto millenials e idosos dão ênfase às propriedades energizantes do iogurte e contribuições para estilos de vida ativos”, disse Eve Martinet-Bareau, gerente de produtos da DuPont.

“Indulgência e conforto são os benefícios emocionais que ressoam em todos os grupos de consumidores – ressaltando o sabor e a textura como as características mais importantes”.

Natural – e o melhor de dois mundos

Os consumidores também ressaltam o fato de ser natural – o principal fator de escolha para os millennials e famílias – a ausência de aditivos, ter uma pequena lista de ingredientes e uma vida útil relativamente curta.

“Outra descoberta está ligada à maior abertura para alternativas fermentadas de origem vegetal, impulsionada pela consciência ecológica, particularmente entre os millennials. E, na Alemanha existe um certo grau de ceticismo em relação aos lácteos. No entanto, produtos de origem vegetal ainda são considerados alternativas, e não substituídos, em dietas não veganas. Com base nisso, os flexitaristas provavelmente estarão mais abertos a produtos híbridos que reúnam o melhor dos dois mundos: lácteo e vegetal”, acrescentou Martinet-Bareau.

Combinação de ingredientes em mente

Do ponto de vista dos ingredientes, os consumidores associam proteínas, fibras e probióticos com benefícios nutricionais em produtos lácteos e não lácteos. Famílias com crianças enfatizam a composição com ingredientes que estejam presentes naturalmente, mais do que aditivos químicos, que são percebidos como “vilões”, e adição de açúcar em níveis mínimos.

Kirsten Lauridsen, especialista de lácteos da DuPont, disse que proteína e cálcio são ainda os nutrientes principais lembrados pelos consumidores de iogurte, enquanto que as fibras são geralmente reconhecidas por eles como uma contribuição para o bom funcionamento do sistema digestivo. A pesquisa revela, no entanto, que existe pouco conhecimento a respeito dos probióticos.

A credibilidade também pode ser prejudicada por formulações de iogurte que combinam probióticos com elevados níveis de açúcar e aditivos.

“Os fabricantes de probióticos e lácteos têm a tarefa de fazer uma comunicação clara”, disse Lauridsen.

“Embora haja restrições na União Europeia em relação às alegações de saúde relacionadas aos probióticos, eles são amplamente comercializados em muitas outras regiões do mundo. Estudos clínicos de cepas específicas fornecem evidências substanciais de sua capacidade de promover a saúde digestiva e sistema imunológico. Estudos mais recentes investigam cepas de probióticos relacionadas ao estresse e ansiedade”.

Inspiração a partir de cinco sugestões

De um modo geral o iogurte é visto como uma escolha saudável e um excelente produto para uma nutrição personalizada. Para ajudar no desenvolvimento de novos produtos, a pesquisa da DuPont perguntou aos participantes sobre cinco conceitos destinados aos membros da família.

Cada conceito levou em consideração as necessidades e expectativas de cada indivíduo – um iogurte de frutas, mais leve, sem adição de açúcar para as crianças, um lanche vegetal fermentado para os adolescentes, um iogurte com elevado teor de fibras para os idosos, um skyr rico em proteínas e um iogurte líquido para a mamãe e o papai, respectivamente.

Essas sugestões são encontradas em uma variada gama de combinações de ingredientes, incluindo várias cepas de probióticos. Cada um deles oferece benefícios específicos para a imunidade, a saúde digestiva ou o controle de peso, adaptados às necessidades de cada membro da família.

Os conceitos fornecem uma seleção de enzimas lácteas. Uma especialidade de lactase que facilita a redução de açúcar e gera fibras probióticas naturalmente, convertendo a lactose. Uma outra lactase eficiente é apresentada para reduzir a lactose a zero.

Lácteos texturizados e culturas vegetais fornecem a qualidade cremosa indulgente esperada pelos consumidores, com ou sem a ajuda de pectina e outras fontes texturizadoras naturais.

Lauridsen destaca que as sugestões são apenas um pouco do que se pode oferecer. Tendências conflitantes, como origem vegetal, sem lactose ou sem açúcar adicionado, provavelmente irão ampliar os horizontes sobre o que é possível desenvolver no campo da nutrição personalizada. E, acrescenta, que isso é uma boa notícia para o crescente número de consumidores que buscam alimentos convenientes e saborosos que atendam às suas necessidades e valores.

Isso também é um motivo para impulsionar as indústrias de laticínios na construção de marcas pioneiras – e a habilidade de comunicar os benefícios de seus produtos, conclui Lauridsen.

Acesse aqui a íntegra da notícia 

Os ingrediente lácteos tornam a nutrição personalizada Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=31504&not=os-ingrediente-lacteos-tornam-a-nutricao-personalizada Nutrição personalizada – Pesquisa com consumidores observam o crescimento do mercado de nutrição personalizada. O setor lácteo está perfeitamente posicionado para ocupar espaço – com a combinação de ingredientes inovadores e comunicação clara. @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner