TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Inteligência de dados aumenta a eficiência do atacado distribuidor

NEGÓCIOS

17 Feb 2021
Fonte: Newtrade | Foto da capa: Pixabay

Inteligência de dados - Não é de hoje que especialistas e consultores de empresas do segmento atacadista distribuidor falam sobre a importância da coleta de dados e da qualidade das informações que se tem sobre todos os processos que envolvem o negócio.  

Aliás, informação é algo estratégico e que pode definir os rumos da empresa, tornando-a mais competitiva e mostrando onde estão as oportunidades de crescimento.

Com as mudanças no comportamento do consumidor impostas pela pandemia do novo coronavírus ter esse conhecimento em mãos tornou-se ainda mais necessário.

Segundo Maria Cabral Barbaro, CEO da Mtrix – empresa especializada em soluções de inteligência para gestão do canal de Distribuidores/Atacadistas -, a pandemia está aquecendo o mercado de informações, sendo que a empresa percebeu um aumento de 15% na procura por seus serviços desde o início do ano. “Em nossa visão isto é resultado de uma crescente necessidade pelo o uso de informações rápidas que retratem o comportamento de compra diário e que auxiliem na reformulação de estratégias.

Outra demanda evidente que observamos é pela confiabilidade da informação. Quando se fala em informações entregues de forma rápida e em números massivos, é extremamente comum que haja um grande índice de inconsistência nas informações fornecidas”, comenta. Aliás, essa é a expertise da Mtrix. As soluções da empresa ajudam a trazer mais eficiência a todo o canal: da indústria ao pequeno varejista, dando mais visibilidade às informações, automatizando processos e alinhado as estratégias dos clientes. “Isto é possível devido a sua plataforma de data quality exclusiva (MIND) que entrega a informação com níveis superiores a 99% de consistência”, explica Maria Barbaro.

Ela ainda destaca a importância da personalização das soluções de acordo com o perfil de cada cliente, dessa forma é possível proporcionar visibildade total das vendas dentro da cadeia de suprimentos, além de contribiuir para o que o cliente tenha seus produtos nos estabelecimentos certos e na quantidade correta. “Outros benefícios desse trabalho é proporcionar ao cliente informação para que ele aumente a sua presença no mercado; bem como dar visibilidade ao comportamento do mix de produtos e na elaboração do mix ideal, e especialmente agilidade na tomada de decisões, entre tantos outros”, diz Maria Barbaro.

Desafios do canal

Para Maria Barbaro, um dos maiores desafios para fabricantes, distribuidores e varejistas é o de fidelizar os seus clientes. “Existe uma verdadeira guerra no mercado para conquistar a fidelização. O uso de dados é um grande aliado nessa guerra. Através do uso efetivo das informações é possível conhecer o comportamento de consumo do seu cliente permitindo tomar as decisões necessárias para melhor atendê-lo”, afirma. Segundo ela, a empresa que conhece os seus números de vendas e estoque consegue gerenciar o seu negócio de forma mais eficiente e ganha muita competitividade”, ressalta.

A executiva ainda exalta que acredita no poder da informação. “Mas nos tempos atuais, em que ainda existem tantas incertezas no mercado, ter acesso diário a informações confiáveis, para tomar as decisões no tempo certo, passou a ser urgente.  Ser eficiente nunca foi tão importante. E por isso, a necessidade de ter uma empresa parceira como a Mtrix, que proporciona a visibilidade do comportamento de consumo do mercado, aumenta”, finaliza.

O que os dados podem responder?

  • Onde meus produtos estão presentes? E onde não estão?
  • Quais as regiões onde meus produtos mais vendem?
  • Para quais pontos de venda meus produtos estão sendo vendidos e a que preço?
  • Qual o comportamento do meu mix de produtos? E qual o meu mix ideal?
  • Qual a performance dos meus lançamentos?
  • Quais os meus clientes mais e menos rentáveis?
  • Como estão os meus níveis de estoque por produto?
  • Qual o meu limite de ruptura e superestocagem?
  • Como devo orientar a minha equipe de vendas e a de meus clientes?
  • Quantos e quais pontos de venda foram positivados por cada vendedor?
  • Quantos e quais produtos o meu vendedor está vendendo em cada ponto de venda? E o vendedor do meu cliente?

Fonte: Mtrix

Benefícios de controle e informações:

  • Melhor gerenciamento do estoque do canal;
  • Mais eficiência tanto na fabricação daquele produto para abastecimento, como para não deixar faltar ou sobrar produtos em uma determinada região;
  • Gerenciamento do estoque para o sucesso no planejamento e efetivação das campanhas de incentivo, sempre visando a melhor distribuição dos produtos;
  • Saber como está o limite de ruptura e superestocagem dos produtos.

Benefícios dos serviços voltados para o gerenciamento de campanhas de incentivo:

  • Monitoramento e acompanhamento das campanhas de forma mais precisa;
  • Melhor desempenho e efetividade no gerenciamento das campanhas de incentivo;
  • Visibilidade de recomendações do que precisa ser feito para que aquela campanha seja bem sucedida;
  • Onde devo investir em promoção e em que produtos ou pontos de venda devo focar?
  • Como medir a eficácia e o ROI dos meus investimentos em campanhas e ações promocionais?

 

Acesse aqui a matéria na íntegra

Inteligência de dados aumenta a eficiência do atacado distribuidor Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=31820&not=inteligencia-de-dados-aumenta-a-eficiencia-do-atacado-distribuidor Inteligência de dados - Não é de hoje que especialistas e consultores de empresas do segmento atacadista distribuidor falam sobre a importância da coleta de dados e da qualidade das informações que se tem sobre todos os processos que envolvem o negócio.   @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner