SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Inteligência de dados - Não é de hoje que especialistas e consultores de empresas do segmento atacadista distribuidor falam sobre a importância da coleta de dados e da qualidade das informações que se tem sobre todos os processos que envolvem o negócio.
Aliás, informação é algo estratégico e que pode definir os rumos da empresa, tornando-a mais competitiva e mostrando onde estão as oportunidades de crescimento.
Com as mudanças no comportamento do consumidor impostas pela pandemia do novo coronavírus ter esse conhecimento em mãos tornou-se ainda mais necessário.
Segundo Maria Cabral Barbaro, CEO da Mtrix – empresa especializada em soluções de inteligência para gestão do canal de Distribuidores/Atacadistas -, a pandemia está aquecendo o mercado de informações, sendo que a empresa percebeu um aumento de 15% na procura por seus serviços desde o início do ano. “Em nossa visão isto é resultado de uma crescente necessidade pelo o uso de informações rápidas que retratem o comportamento de compra diário e que auxiliem na reformulação de estratégias.
Outra demanda evidente que observamos é pela confiabilidade da informação. Quando se fala em informações entregues de forma rápida e em números massivos, é extremamente comum que haja um grande índice de inconsistência nas informações fornecidas”, comenta. Aliás, essa é a expertise da Mtrix. As soluções da empresa ajudam a trazer mais eficiência a todo o canal: da indústria ao pequeno varejista, dando mais visibilidade às informações, automatizando processos e alinhado as estratégias dos clientes. “Isto é possível devido a sua plataforma de data quality exclusiva (MIND) que entrega a informação com níveis superiores a 99% de consistência”, explica Maria Barbaro.
Ela ainda destaca a importância da personalização das soluções de acordo com o perfil de cada cliente, dessa forma é possível proporcionar visibildade total das vendas dentro da cadeia de suprimentos, além de contribiuir para o que o cliente tenha seus produtos nos estabelecimentos certos e na quantidade correta. “Outros benefícios desse trabalho é proporcionar ao cliente informação para que ele aumente a sua presença no mercado; bem como dar visibilidade ao comportamento do mix de produtos e na elaboração do mix ideal, e especialmente agilidade na tomada de decisões, entre tantos outros”, diz Maria Barbaro.
Para Maria Barbaro, um dos maiores desafios para fabricantes, distribuidores e varejistas é o de fidelizar os seus clientes. “Existe uma verdadeira guerra no mercado para conquistar a fidelização. O uso de dados é um grande aliado nessa guerra. Através do uso efetivo das informações é possível conhecer o comportamento de consumo do seu cliente permitindo tomar as decisões necessárias para melhor atendê-lo”, afirma. Segundo ela, a empresa que conhece os seus números de vendas e estoque consegue gerenciar o seu negócio de forma mais eficiente e ganha muita competitividade”, ressalta.
A executiva ainda exalta que acredita no poder da informação. “Mas nos tempos atuais, em que ainda existem tantas incertezas no mercado, ter acesso diário a informações confiáveis, para tomar as decisões no tempo certo, passou a ser urgente. Ser eficiente nunca foi tão importante. E por isso, a necessidade de ter uma empresa parceira como a Mtrix, que proporciona a visibilidade do comportamento de consumo do mercado, aumenta”, finaliza.
Fonte: Mtrix