SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Queijos/Colômbia – Da chegada do Queijo a América sabemos que quando Cristóvão Colombo partiu do Porto de Palos, no dia 3 de agosto de 1492, levava consigo, pescado, toucinho, bolachas, farinha, vinho, água e azeite de oliva, que constituía a dieta dos marinheiros do Mediterrâneo. Esperava reabastecer nas Ilhas Canárias. Segundo os historiadores, foi ali onde as naus conseguiram se abastecer com queijos da Ilha de La Gomera, adequados ao transporte nos navios da época.
Foram os primeiros queijos que chegaram ao continente americano.
A Colômbia é um país com importante bacia leiteira, a nível de América Latina. Por isso é um país com uma oferta gastronômica deliciosa em Queijos.
As grandes indústrias do país possuem a infraestrutura para o processamento de grandes volumes de leite com foco muito comercial; mas isto não é um obstáculo para que médios e pequenos processadores das diferentes regiões do país, onde não existe desenvolvimento tecnológico e industrial muito avançado. Nestes locais a tradição e a vocação para a elaboração de queijos artesanais permanece.
A maioria dos queijos de nosso país podem ser classificados como queijos frescos.
Em sua maioria são elaborados com leite de vaca, embora também exista a produção de queijos com leites de cabra e búfala.
Na Colômbia existem dois queijos com Denominações de Origem Protegida (DOP). O primeiro é o Queijo del Caquetá protegido pela Resolução 68563 de 30 de novembro de 2011 e Queijo Paipa através da Resolução 70802 de 06 de dezembro de 2011.
Tipos de Queijos
Quesillo del Caquetá: queijo fresco de pasta filada, semiduro e baixo teor de gordura. Elaborado com leite semidesnatado, soro acidificado, coalho e sal.
Queso Doble Crema del Caquetá: queijo fresco de pasta cozida, semiduro e baixo teor de gordura. Elaborado com leite semidesnatado, leite acidificado, coalho e sal.
Queso Picado Salado del Caquetá: Queijo fresco, prensado, semiduro, baixo teor de gordura. Elaborado com leite integral, sal e coalho. É um produto destinado, principalmente, para a produção de massas.
Queso asado em piedra del Caquetá: queijo fresco prensado em lonas, elaborado com leite integral, coalho e sal; uma vez escorrido o soro é assado sobre uma chapa de pedra, envolto em uma folha de bananeira.
Queso cocido de búfala: é um queijo fresco, obtido pela coagulação enzimática das proteínas do leite de búfala fresco e integral, prensado a mão, moldado em panos e fervido no soro.
Queso capesino: queijo fresco semi-mole e baixo teor de gordura, feito com leite fresco semidesnatado pasteurizado, cloreto de cálcio para estabilizar, sal e coalho.
Queijo Paipa: é um queijo semi maturado, 20 dias de maturação.
Quesito: é um queijo fresco feito com leite de vaca, classificado como fresco e gordo. É produzido principalmente na região de Antioquia, estendendo-se pelo eixo cafeeiro.
Queso Costeño: é um queijo prensado e altamente salgado, de longa duração pela grande concentração de sal.
Na zona da costa Atlântica se encontram outras variedades de elaboração similar ao costeño como o Queso Biche, mas menos salgado e de curta duração; o Amasado que é uma coalhada de leite de vaca com um pouco de sal prensado para dar-lhe consistência.
Em Bogotá também encontramos o famoso Queso Pera, que é um queijo fresco de pasta filada, elaborado a partir do leite integral, geralmente com um ligeiro sabor ácido e uma textura semi fresca. Existe uma variação deste, conhecido como Queso Siete Cueros, que é um queijo filada em água salgada a uma temperatura superior a 70º C em uma forma características da região.
Nos últimos anos no departamento de Caquetá as indústrias de laticínios estão desenvolvendo criativas propostas como o Queso com Aji Amazónico. Queso Fiesta com doce de goiabada e fruta cristalizada. Quesillo com finas hierbas. Quesillo de guayaba. Queso bola de Rio Orteguaza, entre outros.