TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Queijo Canastra entre os melhores do mundo

DESTAQUE

30 Jun 2022
Fonte: Sistema Faemg | Foto de capa: Imagem de Alexey Klen por Pixabay

Queijo canastra - O site americano The Taste Atlas classificou o Queijo Canastra como o melhor do mundo em ranking dos 50 melhores queijos mundiais, divulgado no dia 21/06. 

A classificação é dinâmica, pois a votação é realizada por consumidores. Naquele momento, o Canastra “desbancou” queijos reconhecidos internacionalmente como o Grana Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo. A classificação já mudou. Uma semana depois o Canastra está em nono lugar no ranking dos 100 melhores produtos avaliados, que inclui queijos e outros.

Embora dinâmica, a votação mostra uma luta dos produtores para produzirem cada vez melhor um queijo com tradição de 250 anos, cujo reconhecimento pelo sabor e qualidade conquistou medalhas no passado recente em concursos nacionais e internacionais.

Com característica própria devido o “terroir” do local, alimentação do rebanho e técnicas de produção, a sua receita tradicional foi repassada de pai para filho. Produzido a partir do leite cru, coalho, pingo e sal, o modo de produção é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.

A APROCAN ( Associação dos Produtores de Queijo Canastra) tem trabalhado entre seus associados para que os produtores tenham as melhores práticas de produção e mantenham a qualidade do produto, o que tem levado as queijarias  a conquistarem cada vez mais medalhas em concursos internacionais e nacionais, nas muitas características do queijo Canastra como o de casca lisa, maturado, mofado.

Ivair de Oliveira, presidente da APROCAN, é um dos produtores que tem o seu queijo premiado e reconhecido. Ele relata que o trabalho não é fácil, mas que a parceria com diversas entidades e instituições tem permitido que a busca pela qualidade seja uma constante. “Sozinhos não conseguiríamos chegar onde chegamos”. Ele cita entidades como o Sistema FAEMG, SICOOB, SEBRAE, entre outras. A busca pela qualidade o levou a receber um prêmio pela produção sustentável e está entre os cinco produtores que conquistaram esta premiação pelo SICOOB, nesse ano de 2022.

A produtora Nilseia Vilela, que produz o queijo Canastra, há quatro anos, em São João Batista do Glória, ressalta que para a história do Queijo Canastra essa conquista vem para somar a tantas outras. “Mostra que fazemos um trabalho com amor, dedicação, técnicas de boas práticas de produção e, principalmente, respeito pela tradição que o Queijo Canastra carrega. O reflexo dessa visibilidade é positivo porque traz ânimo e nos mostra que estamos no caminho certo. Também aumenta a procura e vendas, e a certeza que nosso produto é merecedor de tanto mérito”.

Marcos da Cunha Lana, da Queijaria Ponte Velhano, que conquistou a sua primeira medalha de ouro, na categoria Casca Lisa Meia Cura, no ExpoQueijo 2022, ressalta que a busca pela qualidade é uma constante. “Temos como propósito viver e trabalhar no meio rural, levando uma vida feliz e sustentável. Para isso a gente busca conhecimento e orientação, fazer as tarefas que precisam ser feitas todos os dias, na hora certa, do modo combinado, com técnicas eficientes, procurando melhorar e, sobretudo, satisfeitos com nosso trabalho. A medalha é um reconhecimento ao nosso esforço e carinho com o queijo e ficamos felizes. Mas também sabemos que é um reconhecimento momentâneo, que existem muitos outros queijos excelentes, de produtores igualmente dedicados e cuidadosos. E nos preocupamos em persistir no nosso propósito, em melhorar sempre para ter um queijo de qualidade. Para nós, é importante receber a medalha, mas mais ainda é ouvir de um cliente gostei desse queijo”.

Sobre a classificação na última semana no site The Taste Atlas ele recomenda que os interessados entrem no site e julguem por si próprios (tasteatlas.com). “Hoje o Canastra já não aparece como o melhor avaliado no ranking de queijos, pois a avaliação é dinâmica e muda todo dia.  De qualquer modo a referência ao queijo Canastra representa um reconhecimento, mas eu não usaria isso para dizer que "é o melhor do mundo".  Falo sim, com base no meu conhecimento dos queijos e da região da Canastra, que é um queijo excelente feito em um “terroir privilegiado por produtores dedicados e apaixonados por seu ofício”.

Para ajudar o produtor na busca constante pela qualidade e uma boa gestão da queijaria, nesse momento em que o queijo Canastra ganha notoriedade, o Sistema FAEMG oferece o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria para que o produtor possa gerir melhor a atividade e trabalhar cada vez mais as técnicas de boas práticas de fabricação, bem como a legalização das queijarias. Na região da Canastra, 70 produtores dos municípios de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Piumhi, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Medeiros recebem esta assistência por um período de dois anos.  

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

Queijo Canastra entre os melhores do mundo Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=41052&not=queijo-canastra-entre-os-melhores-do-mundo Queijo canastra - O site americano The Taste Atlas classificou o Queijo Canastra como o melhor do mundo em ranking dos 50 melhores queijos mundiais, divulgado no dia 21/06.  @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner