SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
IPC-FIPE - O IPC-Fipe reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 10 salários mínimos, residentes na cidade de São Paulo e é utilizado como indexador formal para contratos da Prefeitura de São Paulo.
Conheça abaixo mais sobre esse índice e o histórico dos últimos anos.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), registrou na cidade de São Paulo, alta de 0,45% em outubro, uma aceleração em relação aos 0,12% registrados em agosto e setembro.
Todas as sete categoria de preços tiveram alta no mês: Transportes (0,18%), Despesas Pessoais (0,68%), Alimentação (0,87%), Habitação (0,01), Saúde (1,14%), Vestuário (0,65%) e Educação (0,17%).
Entre janeiro e outubro, o IPC-Fipe acumulou inflação de 6,24%. No período de 12 meses até outubro, o índice avançou 7,62%.
O IPC-FIPE, isto é, o Índice de Preços ao Consumidor é calculado mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e mede a oscilação de preços para as famílias de São Paulo que ganham de 01 a 10 salários mínimos.
Entre o primeiro e o último dia do mês, a Fundação realiza pesquisas para determinar a variação de preços e traçar a inflação específica para a cidade de São Paulo. A FIPE não só apresenta a taxa mensal, mas também as variações das últimas quatro semanas.
A possibilidade de acompanhar as mudanças da taxa a cada semana evita que grandes oscilações assustem consumidores e analistas. A constante atualização é extremamente positiva para elaborar análises e traçar estratégias.
O IPC é calculado desde o ano de 1939 e é considerado um dos índices de preço mais tradicionais do país. Foi um dos primeiros que começou a ser monitorado e continua extremamente relevante para a economia paulistana.
Inicialmente calculado pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo, o IPC passou a ser responsabilidade da Universidade de São Paulo em 1968. Foi apenas em 1973 que o cálculo passou a ser realizado pela FIPE, que continuou atrelada à Universidade de São Paulo (USP).
Acesse aqui a matéria na íntegra