TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

banner1794x230
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Selectus: 6892

Pesquisador da Embrapa analisa decisão da Dinamarca de cobrar pelo pum do boi; confira

DESTAQUE

12 Jul 2024
Fonte: Itatiaia | Foto de capa: Imagem de Juliano Ambrosini Ju por Pixabay

Cobrar pelo pum do boi - O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, especialista em alimentação de ruminantes e no estudo dos gases de efeito estufa gerados pelo gado, especialmente gado de leite, Thierry Tomich, que falou sobre o assunto. Confira a entrevista:

O que está por trás dessa decisão? O objetivo é reduzir os rebanhos?

Talvez sim. Reduzir o rebanho para manter a produção global com ganho de eficiência, resulta em diminuição das emissões. Isso é fato. E esse eu acho que é, basicamente, o foco da taxação proposta pela Dinamarca. O que eles querem é aumentar a eficiência do sistema de produção para reduzir as emissões.

A Dinamarca tem uma posição bem diferente de vários países. É um país que quer neutralizar as emissões do país todo até 2045 e reduzir em 70% as emissões até 2030.

De maneira bem didática, como aumentar a eficiência de produção pode ajudar a reduzir a emissão de gases?

Ganha-se em eficiência reduzindo a quantidade de animais no sistema de produção (pasto, confinamento, etc) e mantendo sua produção total. Com menos animais para serem alimentados e passar pelo processo digestivo, gerando metano, demanda-se menos insumos que também contribuem para a emissão. Então, o aumento da produtividade por animal é uma das principais estratégias para reduzir as emissões associadas ao sistema de produção animal.

A decisão causou muita polêmica. A Associação Dinamarquesa para a Agricultura Sustentável, classificou a proposta de “inútil”. Se a decisão for adiante, o que a Dinamarca tem a ganhar?

A curto prazo, o país pode ter benefícios comerciais. Estamos falando de uma nação que é um grande exportador de laticínios e de carne. Principalmente, carne suína. Com sistemas de produção mais eficientes que emitem menos gás metano, eles conquistam uma vantagem competitiva em relação aos outros exportadores. A longo prazo, teremos que pagar pra ver.

O que o episódio nos ensina? Para onde estamos caminhando?

Para o estabelecimento de programas de produção animal com baixa emissão de gases, que é uma orientação do Ministério da Agricultura. As cadeias agrícolas descarbonizadas são projetos para cada cadeia de produção específica. Em algumas cadeias de produção vegetal, esses processos estão bem adiantados e existe uma discussão intensa sobre como estabelecer esses processos nas cadeias de produção animal no Brasil.

Lembrando que os sistemas de produção animal são muito diversos. A gente não tem uniformidade como, há em alguns países. Em termos de produção de leite, por exemplo, não temos um sistema típico e sim vários sistemas típicos em várias regiões do país. Independente da estratégia adotada, tem que fazer lógica, inclusive lógica econômica para cada um dos sistemas.

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

 

Pesquisador da Embrapa analisa decisão da Dinamarca de cobrar pelo pum do boi; confira Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=48497&not=pesquisador-da-embrapa-analisa-decisao-da-dinamarca-de-cobrar-pelo-pum-do-boi-confira Cobrar pelo pum do boi - O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, especialista em alimentação de ruminantes e no estudo dos gases de efeito estufa gerados pelo gado, especialmente gado de leite, Thierry Tomich, que falou sobre o assunto. Confira a entrevista: @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner