TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

banner1794x230
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

infograficorn@sem_titulo@

DESTAQUE

Capa

Publicado em: 27/03/2026

Fonte: Terra Viva


A massa de renda é definida como o produto da renda média pelo número de pessoas de cada classe.

Primeiramente, apresentamos um conjunto de gráficos que analisa a evolução da massa de renda de A a E, nos anos de 2020 a 2024.

No segundo conjunto de gráficos, é analisada a variação do número de pessoas que compõem as classes de renda, de A a E, nos mesmos anos.

No primeiro conjunto, ao clicar nos pontos das linhas de cada gráfico, o leitor acessa as classes de renda correspondentes ao ano selecionado.

No segundo conjunto, igualmente, ao clicar nos pontos das linhas, o leitor acessa o número de pessoas de cada classe de renda em cada um dos anos.


Sincronizando...

Sincronizando...

Sincronizando...


No Rio Grande do Norte, a massa de renda combina avanço no topo em 2020→2021 com retração nas classes mais baixas. Nesse primeiro movimento, a classe A sobe +24,6%, mas E cai -30,6% e D recua -17,4%. Em 2021→2022, a recomposição é forte, especialmente na base, com E: +56,5% e D: +42,7%. Em 2022→2023, o crescimento segue positivo, embora mais moderado. Já em 2023→2024, todas as classes avançam com mais força, com destaque para D: +21,2%, E: +20,8%, C: +19,2% e A: +15,1%


Sincronizando...

Sincronizando...

Sincronizando...


A população cresce pouco e de forma estável, em torno de 0,2% a 0,3% ao ano.


Nota informativa: o IBGE publicou os valores da renda média por estado, porém, não publicou ainda a massa de renda por classe de renda de A a E. Veja no mapa Brasil, abaixo, as novas rendas médias por estado em 2025.



PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner