TerraViva®

TerraViva - O Site para o Agronegócio do Leite
TerraViva
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Menu
Mercado Futuro

DESTAQUE

Publicado em: 13/05/2026

Mercado Futuro

A CNA, e a StoneX tradicional corretora de mercado futuro americano, firmaram uma parceria para iniciar a implantação do projeto de sistema de Mercado Futuro de Leite no Brasil.Ela opera com leite na bolsa de mercadorias de Chicago (CME), inclusive com leite, e praticamente em todo o mundo com outros produtos.

Os produtos lácteos passariam a ser cotados em uma bolsa de mercado futuro e, indiretamente, estariam buscando uma menor volatilidade para os preços ao produtor.

A StoneX é uma empresa centenária americana, criada em âmbito familiar. O evento do lançamento inicial do projeto aconteceu na sede da CNA, com a presença de diretores da CNA, diretores da StoneX, lideranças de diversos produtores e de vários segmentos da cadeia láctea, áreas técnicas da CNA, presença da Embrapa, Cepea/USP, além de deputados federais.

Nas apresentações e depoimentos de diretores da CNA, diretores da StoneX e representante do Cepea/USP, ficou claro que se trata do início do enfrentamento de um grande desafio voltado à inovação comercial, que visa criar horizontes menos voláteis para os preços do leite e, consequentemente, para o mercado lácteo como um todo.

Desde já, a CNA e a StoneX disseram ser conhecedoras de que haverá necessidade de mudança cultural profunda no âmbito da cadeia produtiva de leite brasileira. Trata-se de iniciar e ir corrigindo as ações. Também está claro que informações críveis serão essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Nos Estados Unidos, a relação entre as Federal Milk Orders (FMMO) e a bolsa de mercadorias de Chicago (CME) está intimamente relacionada, e certamente algo parecido será preciso desenvolver no Brasil.

@sem_titulo@

Sendo que nos EUA, país ultraliberal, é larga e notória a prática de um enorme controle dos preços do leite a nível primário, visto que os preços à vista são determinados pelas FMMO. E, como será aqui no Brasil, por onde deverão trilhar as inovações nessa área?

>
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com