TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

banner1794x230
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Queijo serrano tem produção e comércio legalizados em SC

ESPECIAIS

25 Aug 2016
G1/SC

Queijo serrano/SC - Fonte de renda de cerca de 1,5 mil catarinenses, o queijo serrano teve a produção e comercialização aprovadas por lei no estado neste mês, após oito anos de espera dos produtores. Agora, o trabalho precisará atender a critérios rígidos quanto ao manuseio dos alimentos e à saúde do trabalhador e dos animais.

“Eu aprendi a fazer queijo com a minha mãe. Minha avó fazia queijo e hoje eu o tenho como atividade principal da minha família”, contou a produtora Hilda de Oliveira Correa. Apesar de ser feito há 200 anos no estado, a comercialização foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 3 de agosto. Desde então, passou a ser considerado serrano o queijo com leite cru, coagulação por coalhos industriais e feito com processos manuais na propriedade de origem do leite. “O segredo do queijo serrano é a experiência da mão mesmo, para conseguir o ponto da massa. Com essa legalização, a gente sai da clandestinidade, além de receber um reconhecimento pelo nosso trabalho", disse Hilda.

Segurança alimentar

A lei estabelece uma série de regras, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), relacionadas à saúde e higiene.

“Tem que ter uma unidade para produção do queijo, o produtor precisa fazer exame de saúde periodicamente, os animais têm que ter exame de saúde também", explicou o extensionista da Epagri Severiano Pereira Neto. "Além disso, todos terão que fazer um curso de boas práticas agropecuárias, para a criação dos animais e boas práticas de fabricação, para manipulação do produto”, completou.

Valorização do produto

Para a associação dos produtores de queijo, as regras devem trazer vantagens aos trabalhadores. “Vamos agregar valor ao produto com esse reconhecimento”, avaliou Luiz Carlos da Luz Córdova, presidente da Associação dos Produtores do Queijo Artesanal Serrano. Legalizada a produção, o queijo serrano passa a ter a continuidade assegurada. “Eu me sinto muito realizado por continuar essa trajetória de vida e trabalho da nossa família”, disse o produtor Julio Cesar Correa, filho de Hilda. Vídeo

Queijo serrano tem produção e comércio legalizados em SC Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=7704&not=queijo-serrano-tem-producao-e-comercio-legalizados-em-sc-7704 Queijo serrano/SC - Fonte de renda de cerca de 1,5 mil catarinenses, o queijo serrano teve a produção e comercialização aprovadas por lei no estado neste mês, após oito anos de espera dos produtores. Agora, o trabalho precisará atender a critérios rígidos quanto ao manuseio dos alimentos e à saúde do trabalhador e dos animais. @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner