SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Capacitação - Produtores do município de São João Batista do Glória participaram, de 10 a 12 de junho, do curso do Sistema Faemg/Senar Minas de Maturação de Queijos Artesanais, o primeiro desse segmento realizado na área de atuação da regional de Passos. A capacitação é resultado da parceria entre o Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais.
São João Batista do Glória integra a microrregião da Canastra e alguns produtores trabalham com a produção desse tipo de queijo, que utiliza o leite cru.
O mercado para o queijo Canastra é crescente e a conquista de medalhas, recentemente, em concurso mundial de queijos realizado na França, tem feito com que a cada dia os produtores busquem especialização na produção e maturação. A valorização do queijo passa pela qualidade e condições de maturação.
Entre os alunos estavam produtores com experiência e aqueles que estão se preparando para ingressar na atividade. O instrutor Giancarlo Ferreira pode analisar os produtos que já estão em comercialização para identificação de textura, consistência, formato, sabor e cor. Questões técnicas e de mercado foram abordadas como legislação, qualidade do leite, pingo (fermento lático), coalho, sal e os processos físico-químicos e biológicos envolvidos na maturação.
“O curso de maturação tem o objetivo de trabalhar aspectos que influenciam direta ou indiretamente a maturação de queijos artesanais como qualidade da matéria prima e ingredientes, análises realizadas para a padronização de processos, microbiota envolvida, processos bioquímicos, ambiência, defeitos, análise sensorial, entre outros” ressaltou o instrutor. Segundo Giancarlo, o curso agradou os participantes, que destacaram as minúcias apresentadas na capacitação.
Experiência
O produtor Renato Soares Vilela, da queijaria Quintal do Glória, afirmou que o curso superou as suas expectativas. Ele destaca a abordagem que relembra todas as boas práticas de fabricação e os defeitos do produto, identificação muito importante para o seu trabalho. “É fundamental saber identificar os defeitos do produto, para mantermos a qualidade. São pequenos detalhes no processo da produção que podem ser monitorados e ajustados para mantermos a qualidade”, disse o produtor.
O fiscal do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) do município e veterinário, Ângelo Tavares dos Santos, acompanhou a capacitação. Ele destaca a importância da capacitação para aqueles que querem iniciar a produção e mesmo para os que já estão na atividade. “A produção do queijo canastra não é fácil, pois trabalha com o leite cru, o que exige muito cuidado na produção. A capacitação é fundamental para o produtor manter a qualidade e, assim, conseguir maior valorização para o seu produto”, ressaltou o veterinário.
Por: Denise Bueno, de Passos