SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Lácteos/NZ – O mercado de commodity começou o ano fraco e com tendência de se manter assim até a nova temporada na Nova Zelândia. Os preços perderam força desde 2022, e os fundamentos pioraram à medida que a oferta de leite aumentava, e os compradores chineses estão mais cautelosos.
De um modo geral, a demanda está fria em todos os mercados. O Rabobank prevê que os preços no início da nova temporada provavelmente irão melhorar. No entanto, no início da temporada 2023/24 deverão ser menos otimistas do que na temporada anterior. A oferta de leite no início de 2023 foi melhor do que nos meses anteriores. A produção de dezembro de 2022 declinou 0,6% na comparação interanual, o menor declínio desde o mês de abertura da estação 2022/23.
No acumulado, o volume está 2,6% menor em relação ao período anterior equivalente. O verão chuvoso na Ilha Norte resultou em um melhor crescimento das pastagens em relação ao ano anterior. Como tal, possibilitou um desempenho melhor, já que em 2021/22 o verão foi muito seco.
Por outro lado, a Ilha Sul e Otago esperam por chuva, depois de terem obtido um desempenho superior nos últimos meses.
O preço do leite ao produtor vem sofrendo pressão de todos os lados. Desde a queda das cotações das commodities lácteas, até o aumento da oferta de leite, fatores que deverão perdurar até o final do 1º semestre de 2023. Qualquer alta potencial depende de um choque de oferta do Hemisfério Norte – ou uma recuperação significativa na demanda chinesa.
E haverá um ressurgimento chinês?
A China trabalha com os estoques de leite em pó ao mesmo tempo que enfrenta a expansão da oferta doméstica de leite e uma fraca demanda dos consumidores. Depois das restrições sanitárias decorrentes da pandemia de Covid, a China vem suspendendo as medidas que impediam a circulação de pessoas, mas a recuperação econômica será delicada. O Rabobank espera que o apetite dos compradores de ingredientes lácteos retorne no segundo semestre de 2023. O momento e a velocidade desse retorno moldarão o ciclo de preços das commodities.
Os olhos se voltam para o preço de abertura
O mercado global de commodity enfraqueceu no mês de março, antes de mostrar alguns sinais de otimismo no final de abril.
Em dólares estadunidenses, as commodities subiram no final de abril em relação ao mês anterior (exceto o leite em pó integral). Na comparação interanual, os preços das commodities caíram entre 28% e 36% desde abril de 2022. Os fundamentos continuam indicando franqueza e para virar o jogo seria necessário o retorno das importações chinesas.
Em março a produção de leite na Nova Zelândia subiu 0,3%, e no acumulado da temporada a queda é de 1,4% em relação ao ano anterior.
Por outro lado, a produção de leite da Austrália encolheu 3,3% em março na comparação interanual, e no acumulado da temporada 2022/23, até agora, caiu 6,2% em relação à temporada anterior. As maiores quedas de produção ocorreram ao leste de Victoria.
A partir do final deste mês, as exportações de gado em pé para a China sofrerão grandes mudanças. Cessarão as exportações por mar, de gado leiteiro, o que significa que os compradores chineses perderão o acesso a um grande fornecedor. Isso ocorre em meio a um plano de revitalização do governo chinês, que começou há vários anos. O objetivo era atingir 41 milhões de toneladas de produção doméstica de leite até 2025. No entanto, a meta terá sido alcançada bem mais cedo.
Abrindo as previsões de preço do leite ao produtor
As previsões para a temporada 2023/24 estão chegando. Com os produtores precisando fazer os orçamentos para o próximo ciclo, a divulgação das previsões pelas indústrias para o preço da temporada que começa no dia 1º de junho é aguardada com ansiedade. Os fundamentos de oferta e demanda em relação ao mesmo período do ano passado estão mais fracos. Com risco macro mais elevado neste momento, os preços poderão ter uma ampla faixa na abertura.
Acesse aqui a matéria na íntegra