Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
20 de agosto de 2021

“Canastra na Estrada” vai divulgar produto em terra paulista

DESTAQUE
Fonte: Diário do Comércio | Foto de capa: Imagem de Alexey Klen por Pixabay

Queijo Canastra - O queijo artesanal produzido na Serra da Canastra é destaque em evento realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo.

A primeira edição do “Canastra na Estrada” pretende divulgar o produto feito em Minas Gerais e ampliar a comercialização do queijo da Canastra no mercado paulista.

O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), em parceria com a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro (ComerQueijo), o SEBRAE São Paulo e o Sebrae Minas.

Hoje, o evento acontece no SEBRAE no centro histórico de São Paulo e será fechado para lojistas, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a região da Canastra, seus produtores e seus queijos. Além disso, receberão informações sobre o Programa Parceiro Guardião, que tem o objetivo de aproximar os lojistas dos produtores da região do queijo da Canastra.

Além de conhecerem mais sobre a produção do queijo, os participantes também poderão degustar o produto e apreciar o paladar dessa iguaria tipicamente mineira e reconhecida dentro e fora do Brasil.

Já durante todo o dia 21 de agosto, os apreciadores da boa gastronomia poderão comprar e também sentir de perto o sabor do queijo Canastra em duas lojas parceiras em São Paulo: Galeria do Queijo (av. Prof. Abraão de Morais, 1.500, box 06, Vila da Saúde) e o Museu do Queijo (rua Paulo Gonçalves, 117, Santana).

Patrimônio nacional – O modo artesanal de fabricação do queijo à base de leite cru nas regiões da Serra da Canastra, Serro e Serra do Salitre é registrado, desde 2008, como patrimônio imaterial brasileiro. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a partir de uma demanda levantada pelos próprios produtores, em 2001.

Com a Indicação de Procedência (IP), registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a região localizada no Centro-Oeste Mineiro, berço da nascente do Rio São Francisco, passou a ser reconhecida como a única produtora de queijo da Canastra do País.

Atualmente, a região concentra cerca de 800 pequenos produtores que, juntos, fazem por ano mais de 4 mil toneladas do produto. A produção do queijo nas propriedades rurais é totalmente artesanal. Para saber mais acesse: www.queijodacanastra.com.br.

Acesse aqui a matéria na íntegra

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado