Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Destaque Selectus nº 6554

Leite tornou humanos mais altos em algumas partes do mundo

Leite - Beber leite tornou os humanos antigos mais altos em algumas regiões, descoberta um novo estudo, feito por pesquisador da Universidade pública em Kingston, no Canadá.

Fonte: Fonte: Ciência Do leite | Foto de capa: Imagem de congerdesign por Pixabay
Leite tornou humanos mais altos em algumas partes do mundo

Os estudiosos analisaram dados de esqueletos de sítios arqueológicos espalhados por 25.000 anos. Beber leite e consumir produtos lácteos é um componente vital na cultura alimentar em muitas partes do mundo.  

A pesquisa, liderada pela Western University,  uma das principais universidades de pesquisa intensiva do Canadá, descobriu que entre 2.000 e 7.000 anos atrás o aumento de tamanho foi encontrado em regiões onde os humanos antigos tinham níveis mais altos de genes que permitem a produção de enzimas que digerem o leite na idade adulta, chamado de persistência da lactase.

O estudo também destaca que o processo de evolução levou ao padrão de intolerância à lactose visto hoje, onde as pessoas no norte da Europa são mais tolerantes à lactose do que em outros lugares. 

A pesquisa envolveu 16 pesquisadores para comparar a estatura e a massa corporal de 3.507 esqueletos de 366 sítios arqueológicos diferentes. Segundo o doutor em arqueologia e paleoecologia e um dos coordenadores do estudo, Eoin Parkinson, “através do estudo, descobrimos que beber leite levou ao aumento do crescimento do esqueleto e a populações mais altas em algumas partes do mundo”, concluiu.  

Acesse aqui a matéria na íntegra     

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients